1. ESTRATÉGIAS
1.1 Trabalho de pesquisa
Depois de definido o tema do projecto, os vários elementos do grupo encarregaram-se de explorar e analisar diferentes vertentes do turismo: histórica, cultural, artística, gastronómica, hoteleira, lúdica e desportiva.
1.2 Inquéritos
No 1º período foi formulado um inquérito para os alunos do secundário, que visava determinar o seu conhecimento geral acerca da cidade das Caldas da Rainha.
Neste 2º período foram-nos entregues os inquéritos que por sua vez analisámos.
Os resultados desta análise demonstram que os discentes, na sua maioria, possuem um conhecimento pouco vasto relativamente às características específicas da cidade. Este facto comprova a necessidade de desenvolver este projecto, de modo a inverter esta realidade e a promover as potencialidades das Caldas da Rainha.
1.3 Entrevistas a entendidos
No âmbito do nosso projecto, o grupo concordou em consultar algumas pessoas com conhecimentos vincados nesta área, nomeadamente em termos históricos, como a professora de História e presidente da Associação do Património Histórico das Caldas da Rainha, Isabel Xavier. Porém, com o decorrer no trabalho, iremos recorrer a outras entidades.
1.4 Organização das fontes de informação
Como a recolha de dados provém de diferentes fontes, é necessária a sua organização cuidada, para depois ser utilizada na produção do guia turísticos
1.5 Concurso
Durante este período foi-nos solicitada a hipótese de realizar uma actividade durante a semana Raul Proença que expusesse o nosso projecto à comunidade escolar.
Perante isto, organizámos um concurso denominado “O que é as Caldas da Rainha para além do famoso...?”, que nos permitiu apresentar o nosso projecto de uma forma mais lúdica.
Este concurso consistia em várias perguntas relativas às Caldas que, adicionado aos inquéritos, serviu de instrumento para o objectivo acima referido.
1.6 Criação de um blog e integração do nosso projecto nas redes sociais (facebook, twitter e hi5)
Com o avanço das novas tecnologias, depressa nos apercebemos que era necessário divulgar o nosso projecto via internet.
Assim, criamos um blog e inserimos o nosso projecto nas redes sócias do facebook, twitter e hi5. Ao proceder à criação, o nosso objectivo foi dar a conhecer à comunidade o projecto que estamos a desenvolver, de forma a nos ser mais fácil realizá-lo.
É de salientar que com "Caldas da Rainha - Um Património a Descobrir", a nossa preocupação é deixar a nossa cidade um pouco melhor do que a encontrámos.
Desejamos, ainda, que este projecto seja da comunidade e para a comunidade, agradecendo toda a ajuda que nos possa ser facultada.
1.7 Contacto com a câmara e com outras entidades presentes no guia
De forma a conseguir as autorizações para a publicação de informações sobre as entidades que nos interessam estarem presentes no guia, neste momento, estamos a enviar e-mails para as mesmas.
1.8 Estruturação do guia
Com a informação anteriormente recolhida e devidamente tratada, iremos estruturar e criar um guia turístico, com base noutros modelos.
Nesta fase, também iremos contactar uma empresa gráfica para nos ajudar a produzir um guia de qualidade.
1.9 Apresentação da proposta á Câmara
De modo a abranger a população local, nacional e estrangeira, o grupo irá apresentar o guia à câmara com a finalidade deste vir a constituir um recurso promotor do turismo hoje e no futuro.
1.10 Realização do vídeo informativo
Posteriormente à produção do guia turístico e visto que este se destina à comunidade em geral, achámos benéfico complementar este com um vídeo informativo, de modo a apresentar o projecto de uma forma mais dinâmica e interactiva à comunidade escolar.
1.11 Apresentação final
Nesta última fase, iremos apresentar os produtos obtidos com este projecto (guia turístico e vídeo informativo), bem como todos os ideais, metodologias e problemas que surgiram e que nos fizeram chegar até eles.
2. CRONOGRAMA
2.1 1º Período
• Escolha do tema/projecto;
• Trabalho de pesquisa;
• Elaboração do memorando;
• Elaboração do Projecto Plano;
• Elaboração de inquéritos e análise nos mesmos;
• Início da produção do guia turístico.
2.2 2º Período
• Continuação da produção do guia turístico;
• Preparação do concurso “O que é as Caldas para além do famoso…?”;
• Apresentação do concurso na semana Raul Proença;
• Entrevistas a pessoas entendidas no tema do projecto;
• Contacto com a empresa gráfica;
• Contacto com a câmara e com outras entidades presentes no guia;
• Relatórios intercalares;
• Conclusão da produção do guia.
2.3 3º Período
• Apresentação do guia á Câmara Municipal;
• Elaboração do vídeo informativo;
• Apresentação final do projecto.
Há 6 anos
Parece-me uma excelente proposta de trabalho.
ResponderEliminarPode ser uma boa proposta para a CM de Caldas da Rainha