terça-feira, 18 de maio de 2010

Apresentação final

Finalmente chegou a altura de expor o nosso trabalho realizado ao longo do ano.
No dia 25 de Maio (terça-feira), na hora de Área de Projecto, o grupo 6 vai apresentar um powerpoint que explicará todo o processo que nos fez chegar a um protótipo de um guia que vai ser deixado à Câmara Municipal, para a possível realização de algo maior, um guia que chegue a toda a população nacional e estrangeira, tal como constava no nosso objectivo inicial.
Ao longo do ano, encontrámos bastantes obstáculos, especialmente o custo e o tempo que seria preciso para realizar um verdadeiro guia - depressa nos apercebemos que este seria um trabalho que iria levar vários anos a concluir.
Assim, optámos por fazer tudo o que pudéssemos e dar este valioso contributo á Câmara Municipal, pois acreditamos as vontades unidas da população podem superar qualquer obstáculo.

Relatório da segunda reunião com a Câmara Munipal das Caldas da Rainha

Na passada segunda-feira (03-05-10), os elementos do grupo Margarida Perdigão, Mariana Machado e Raquel Oliveira (as restantes não puderam estar presentes por motivos de força maior), dirigiram-se á Câmara Municipal das Caldas da Rainha, pelas quinze horas.
Conforme acordado, a Dr. Vânia e o Dr. Pedro Lima estavam á nossa espera, tendo em vista proceder a uma reunião para expormos as nossas dúvidas e problemas.
Assim, começámos a reunião com o nosso maior problema: a falta de disponibilidade.
Visto que todos os elementos do grupo têm actividades extra-curriculares e que este período é muito complicado devido aos exames nacionais e á média para a entrada na universidade, dispomos de pouco tempo para dar continuidade a este projecto, visto ser um produto difícil de obter.
Posto isto, tal como já tinha sido decidido na reunião anterior, iremos mostrar á professora um protótipo de um guia turístico.
Em adição, a Dr. Vânia propôs-nos uma apresentação em powerpoint que evidenciasse todo o processo trabalhado ao longo do ano, de forma a ser mais fácil compreender o porquê de não possuirmos o nosso produto final impresso.
Note-se que para a realização de um guia turístico em condições, é necessária uma grande disponibilidade, ao longo de não sou um, mas de vários anos. Portanto, a Dr. Vânia também nos propôs que deixássemos a história e cultura do concelho e que nos dedicássemos mais à cidade em si.
Em seguida, expusemos outro dos nossos problemas: os critérios de selecção dos restaurantes, cafés/pastelarias e bares.
Neste ponto, os dois funcionários do gabinete de turismo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, foram bastante claros, explicando que deveríamos dividir os restaurantes por três categorias: tradicionais (como a Casa S. Rafael, que serve refeições em louça tradicional), emblemáticos (como os restaurantes do Guisado) e de comida internacional (restaurantes chineses, indianos, italianos…). A primeira categoria deverá ser a mais explicita, sendo que as outras duas devem consistir somente na enumeração.
Quanto ao critério de selecção dos cafés/pastelarias, foi-nos proposto que apenas apresentássemos os mais emblemáticos da cidade, como o Café Central e a Pastelaria Machado.
Em relação ao critério de selecção dos bares, foi-nos proposto a inserção de secções denominadas “O que fazer durante a noite?” e “Onde comer durante a noite?”, onde se enumerava as soluções possíveis.
Passados vinte e dois minutos das quinze horas de segunda-feira, a reunião acaba, com a promessa por parte da Câmara Municipal do envio de informação e do contacto constante.

Relatório da primeira reunião com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha

Na passada sexta feira (26/03/2010), devido a um anterior contacto estabelecido, quatro elementos do grupo (Raquel Oliveira não pode estar presente por motivos de força maior) Caldas da Rainha - Um Património a Descobrir, estiveram presentes numa reunião na Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
Fomos muito bem recebidas por dois funcionários do pelouro do turismo, Dra. Vânia Ferreira e Dr. Pedro Lima, que nos deram conselhos valiosos e se disponibilizaram para nos facultar a ajuda necessária, tornando-se parceiros fundamentais na concretização do nosso projecto.
Ao longo da reunião, mostrámos um powerpoint semelhante ao que mostrámos na apresentação do projecto plano, de modo a facilitar a compreensão do nosso projecto.
A Dr. Vânia Ferreira e o Dr. Pedro Lima explicaram-nos que visto serem precisos tempo, recursos, fotografias de fotógrafos creditados, traduções creditadas e um design que cativasse o público, um guia turístico do concelho das Caldas da Rainha sairia bastante caro.
Além disso, é bastante importante num guia traçar objectivos, para que as pessoas percebam o porquê de a informação estar presente, o que requer tempo e autorizações de muitos estabelecimentos e a existência de direitos de autor.
De seguida, os funcionários da Câmara explicaram-nos que estão há três meses a desenvolver um projecto semelhante, visitando as freguesias e explorando o mais do que já é conhecido. Porém, em vez de estarem a dedicar o seu trabalho a um guia turístico, estão a dedicá-lo a um folheto de semelhante formato ao que já existe há mais de vinte anos, por ser mais fácil e barato.
Após a explicação, estes dois funcionários sugeriram-nos que trabalhássemos em parceira, de modo á obtenção de um produto final, que, para além de nos agradar a nós era uma forte contributo para a Câmara Municipal e consequentemente, para o desenvolvimento do nosso concelho.
Assim, iremos trabalhar em parceria, mantendo contacto, traçando objectivos para o nosso guia, visitando freguesias e reunindo frequentemente com a Sr. Vânia Ferreira e o Dr. Pedro Lima.
O problema reside na falta de tempo e que dispomos para concluir o guia, por isso, a Dr. Vânia Ferreira propôs-nos concluirmos o guia em formato digital e deixarmos o design a cargo da Câmara Municipal e surgiu a hipótese de fazermos eventos de angariação de fundos com o apoio da Câmara.
No final do ano, faremos uma reunião na câmara com a Professora Leonor Lalanda, explicando todo o nosso percurso.
Ficou acordado na reunião que iremos enviar uma lista detalhada com a informação que temos, aguardando a marcação de uma próxima reunião, em que mostraremos toda a nossa informação.
Apesar de já termos estabelecido alguns contactos com a comunicação social, ficou acordado que a projecção será ainda maior quando o guia estiver finalizado.
E assim acabou a nossa renião.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Comunicação social

Um dos nossos objectivos, como já foi dito neste blog, é dar a conhecer este projecto á população caldense, de modo a podermos alcançar o pretendido - um guia turístico em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, não só da nossa cidade, mas do nosso concelho.

Neste âmbito, contactámos diversos jornais e rádios, dos quais se destacam a Antena 1 e o Jornal das Caldas.

Dia 30 de Março, o nosso projecto foi divulgado no Jornal das Caldas. Podemos encontrar esta notícia on-line em : http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/03/31/estudantes-caldenses-preocupadas-com-a-valorizacao-turistica-da-cidade/#more-21719

Na segunda-feira, dia 4 de Abril, a nossa entrevista passou na Antena 1 no programa Portugal em Directo. Podemos encontrar este programa on-line em : http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=1043&e_id=&c_id=1&dif=radio

Assim concluímos que, apesar de existir um longo caminho a percorrer, estamos a tomar o rumo certo para alcançar o nosso produto final.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Apoios

Na passada sexta feira (26/03/2010), devido a um anterior contacto estabelecido, quatro elementos do grupo (Raquel Oliveira não pode estar presente por motivos de força maior) Caldas da Rainha - Um Património a Descobrir estiveram presentes numa reunião na Câmara Municipal das Caldas da Rainha.


Fomos muito bem recebidas por dois funcionários do pelouro do turismo, Dra. Vânia Ferreira e Dr. Pedro Lima, que nos deram conselhos valiosos e se disponibilizaram para nos facultar a ajuda necessária, tornando-se parceiros fundamentais na concretização do nosso projecto.


Seguidamente, os ditos elementos do grupo encontraram-se com Dr. Paulo Pinto, um jornalista da rádio Antena 1 que se mostrou interessado no nosso projecto.


Assim, estes elementos deram uma entrevista para a Antena 1 para o Programa Portugal em Directo.


Também neste dia, conseguimos finalmente a autorização e o apoio do estabelecimento Bowling Caldas, com o qual iremos manter contacto.



Presentemente, temos o nosso projecto publicado no seguinte endereço : http://radio.rlo.com.pt/index.php/cr/1677-caldas-da-rainha-um-patrimonio-a-descobrir.pdf

Em conclusão, queríamos agradecer os conselhos e a disponibilidade da Dr. Vânia Ferreira, Dr. Pedro Lima, Dr. Paulo Pinto e da gerência do Bowling Caldas.
Também dirigimos um especial agradecimento ao Dr. Armindo Simões, Director da Produção da Rádio Litoral Oeste, que nos deu a oportunidade de promovermos o nosso projecto, através da publicação do mesmo no site Litoral Oeste.

sábado, 6 de março de 2010

Concurso - "O que é as Caldas para além do famoso ...?"











Este concurso foi realizado no palco da Escola Secundária Raul Proença, no âmbito da semana Raul Proença.
Queremos agradecer a todos os participantes pela sua presença!













Vencedores:

1º Lugar - Teresa Graça - Prémio: Chocolate Grande
2º Lugar - Mariana Loios - Prémio: Chocolate Médio
3º Lugar - Naureth Moutinho - Prémio: Chocolate Pequeno













Parabéns aos vencedores, provaram saber mais da nossa cidade para além do famoso ...!


Álbum de fotos completo em: http://www.facebook.com/crpatrimonioadescobir

quinta-feira, 4 de março de 2010

Estratégias de superação de obstáculos e balanço

ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO DE OBSTÁCULOS

Durante a semana Raul Proença foi realizado pelo nosso grupo um concurso que não decorreu da melhor maneira devido a uma atitude menos correcta por parte de alguns participantes.
Contudo, os elementos do grupo mantiveram uma boa postura, tentando assim demarcar a sua credibilidade.

De modo a integrar e publicitar a informação relativa aos locais escolhidos, entrámos em contacto com as respectivas entidades responsáveis.
Este contacto não foi facultado devido à falta de cooperação por parte dos mesmos. Foi-nos negada a possibilidade de integrar estes estabelecimentos no guia, o que se torna obstáculo à concretização do nosso projecto.
De modo a ultrapassá-lo, iremos aos locais com o fim de estabelecer um contacto directo com as entidades mencionadas.

Porém, também é necessário salientar que algumas entidades se mostraram bastante disponíveis para nos ajudar, como a Freguesia de Santo Onofre, Freguesia de Salir do Porto, Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, Biblioteca Municipal, Hospital Termal e Museu da Cerâmica.

Ainda aguardamos o parecer da Câmara Municipal.


BALANÇO DO CUMPRIMENTO DOS OBJECTIVOS

Até ao momento, todos os objectivos foram alcançados e, visto que faltam cerca de quatro semanas para o final deste período, esperamos ainda atingir os restantes objectivos, tal como a conclusão do guia para, posteriormente, possuirmos as informações necessárias para contactar a empresa gráfica.


Mais uma vez, agradecemos toda a ajuda que nos possa ser facultada.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Actividades ao longo do ano

1. ESTRATÉGIAS

1.1 Trabalho de pesquisa
Depois de definido o tema do projecto, os vários elementos do grupo encarregaram-se de explorar e analisar diferentes vertentes do turismo: histórica, cultural, artística, gastronómica, hoteleira, lúdica e desportiva.

1.2 Inquéritos
No 1º período foi formulado um inquérito para os alunos do secundário, que visava determinar o seu conhecimento geral acerca da cidade das Caldas da Rainha.
Neste 2º período foram-nos entregues os inquéritos que por sua vez analisámos.
Os resultados desta análise demonstram que os discentes, na sua maioria, possuem um conhecimento pouco vasto relativamente às características específicas da cidade. Este facto comprova a necessidade de desenvolver este projecto, de modo a inverter esta realidade e a promover as potencialidades das Caldas da Rainha.

1.3 Entrevistas a entendidos
No âmbito do nosso projecto, o grupo concordou em consultar algumas pessoas com conhecimentos vincados nesta área, nomeadamente em termos históricos, como a professora de História e presidente da Associação do Património Histórico das Caldas da Rainha, Isabel Xavier. Porém, com o decorrer no trabalho, iremos recorrer a outras entidades.

1.4 Organização das fontes de informação
Como a recolha de dados provém de diferentes fontes, é necessária a sua organização cuidada, para depois ser utilizada na produção do guia turísticos

1.5 Concurso
Durante este período foi-nos solicitada a hipótese de realizar uma actividade durante a semana Raul Proença que expusesse o nosso projecto à comunidade escolar.
Perante isto, organizámos um concurso denominado “O que é as Caldas da Rainha para além do famoso...?”, que nos permitiu apresentar o nosso projecto de uma forma mais lúdica.
Este concurso consistia em várias perguntas relativas às Caldas que, adicionado aos inquéritos, serviu de instrumento para o objectivo acima referido.

1.6 Criação de um blog e integração do nosso projecto nas redes sociais (facebook, twitter e hi5)
Com o avanço das novas tecnologias, depressa nos apercebemos que era necessário divulgar o nosso projecto via internet.
Assim, criamos um blog e inserimos o nosso projecto nas redes sócias do facebook, twitter e hi5. Ao proceder à criação, o nosso objectivo foi dar a conhecer à comunidade o projecto que estamos a desenvolver, de forma a nos ser mais fácil realizá-lo.
É de salientar que com "Caldas da Rainha - Um Património a Descobrir", a nossa preocupação é deixar a nossa cidade um pouco melhor do que a encontrámos.
Desejamos, ainda, que este projecto seja da comunidade e para a comunidade, agradecendo toda a ajuda que nos possa ser facultada.

1.7 Contacto com a câmara e com outras entidades presentes no guia
De forma a conseguir as autorizações para a publicação de informações sobre as entidades que nos interessam estarem presentes no guia, neste momento, estamos a enviar e-mails para as mesmas.

1.8 Estruturação do guia
Com a informação anteriormente recolhida e devidamente tratada, iremos estruturar e criar um guia turístico, com base noutros modelos.
Nesta fase, também iremos contactar uma empresa gráfica para nos ajudar a produzir um guia de qualidade.


1.9 Apresentação da proposta á Câmara
De modo a abranger a população local, nacional e estrangeira, o grupo irá apresentar o guia à câmara com a finalidade deste vir a constituir um recurso promotor do turismo hoje e no futuro.



1.10 Realização do vídeo informativo
Posteriormente à produção do guia turístico e visto que este se destina à comunidade em geral, achámos benéfico complementar este com um vídeo informativo, de modo a apresentar o projecto de uma forma mais dinâmica e interactiva à comunidade escolar.

1.11 Apresentação final
Nesta última fase, iremos apresentar os produtos obtidos com este projecto (guia turístico e vídeo informativo), bem como todos os ideais, metodologias e problemas que surgiram e que nos fizeram chegar até eles.


2. CRONOGRAMA

2.1 1º Período
• Escolha do tema/projecto;
• Trabalho de pesquisa;
• Elaboração do memorando;
• Elaboração do Projecto Plano;
• Elaboração de inquéritos e análise nos mesmos;
• Início da produção do guia turístico.

2.2 2º Período
• Continuação da produção do guia turístico;
• Preparação do concurso “O que é as Caldas para além do famoso…?”;
• Apresentação do concurso na semana Raul Proença;
• Entrevistas a pessoas entendidas no tema do projecto;
• Contacto com a empresa gráfica;
• Contacto com a câmara e com outras entidades presentes no guia;
• Relatórios intercalares;
• Conclusão da produção do guia.

2.3 3º Período
• Apresentação do guia á Câmara Municipal;
• Elaboração do vídeo informativo;
• Apresentação final do projecto.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Nosso Projecto

Somos alunas da turma 12ºLH2 da Escola Secundária Raul Proença e, aquando da formação dos grupos na disciplina de Área de Projecto, deparámo-nos com o facto de que a população caldense não valoriza ou aproveita as potencialidades da cidade, especialmente a nível:
· Histórico;
· Cultural;
· Artístico;
· Gastronómico;
· Hoteleiro;
· Lúdico;
· Desportivo.
Ou seja, em termos turísticos a cidade das Caldas da Rainha não está a ser devidamente desenvolvida ou promovida e daqui advém a preocupação com a nossa localidade e a ambição de inverter esta realidade.
Assim, durante o ano lectivo, iremos elaborar um guia turístico da cidade, complementado com um vídeo informativo.
O guia turístico servirá para incentivar a população nacional ou estrangeira a conhecer as potencialidades referidas anteriormente e, de modo a abranger um maior público, iremos apresentar o mesmo à Câmara Municipal, ansiando que este seja colocado ao dispor de toda a população.
Concluindo, estes dois produtos a obter serão instrumentos valiosos para a dinamização da actividade turística na nossa cidade, pois o grupo acredita que ao alcançar o pretendido, estaremos a dar um importante contributo à cidade no presente e para o futuro.